segunda-feira, 6 de março de 2017

Ser mulher sem medo*


Não é segredo o avanço das pautas e demandas relacionadas à questão de gênero, as mulheres têm lutado por seus direitos, estado em espaços públicos, aumentou a quantidade de mulheres nas áreas de ensino, tanto na educação básica quanto em nível superior. Nenhuma dessas conquistas veio de graça, muita luta, sangue, suor foi e é necessário para que cada passo seja possível.
Porém o machismo e o patriarcado respondem de forma agressiva aos avanços de nosso gênero e de nossa classe. A violência tem aumentado e as manifestações abertas de misoginia também. A mulher ainda é tratada como um gênero inferior, sem desejos, sem vontades, um objeto apresentado como mercadoria, disponível a ser consumida.
As várias propagandas institucionais nada resolvem, a violência ainda é individualizada e a mulher responsabilizada. Muitas das políticas públicas trazem a ilusão de igualdade, no entanto pouco garantem a possibilidade real às mulheres de tal direito. Ainda são os empregos mais precarizados majoritariamente femininos: operadora de telemarketing, professora/educadora, limpeza etc, são as mulheres as maiores vítimas de assédios nos locais de trabalho, os salários mais baixos, as condições de vida mais rebaixadas.
A precarização na saúde e na educação, através da PEC do teto dos gastos, bem como a reforma da previdência, apenas mostram que quem paga pela “crise” é uma classe e, ainda mais, um gênero, que, não bastasse as jornadas de trabalho não pagas, tem a intensificação da exploração e deterioração do mínimo necessário para a subsistência.
Por todo o mundo vemos os ataques crescerem, as mulheres trabalhadoras são as que mais sofrem. Com o alto índice de desemprego que assola o país, sendo a maioria da população, são as mais oprimidas pelo patrão e por aqueles que deveriam ser seus companheiros, que se voltam contra suas parceiras ao invés de se revoltarem contra o opressor, que explora ambos.
São muitas aquelas que deixaram seu sangue nesse caminho, por nossas veias correm Marias, Isamaras, Rosas, Lucias, Margaridas, Déboras... Esse caminho que continuamos a trilhar e gritar contra a precarização de nossas vidas e de nossa força de trabalho! Contra o feminicídio que mata mais e mais mulheres todos os anos em todas as partes do mundo! Tornaremos nossos grilhões correntes de resistência, em cada argola uma dor, um sonho, uma guerra. A luta não se acaba em um, se estende por todo o punho que se levanta contra a violência de gênero, opressão de classe e por um mundo onde possamos viver sem medo de ser mulher..... Por todas, gritemos: “Nem uma a menos! Vivas nos queremos!”

*Inspirado na palestra de Eduardo Galeano: "Os homens tem medo das mulheres sem medo". No youtube com o título “mujeres” <https://www.youtube.com/watch?v=5lzl1wGLmJw>

Aposentadoria e as mulheres: porque a igualdade aumenta ainda mais a desigualdade
No bojo das ações planejadas pela reforma da previdência, em andamento, existe a proposta de fixação da idade mínima de 65 anos para homens e mulheres aposentarem. Se a proposta pode parecer, para alguns, promover “igualdade” entre os sexos, ela é de fato uma grande afronta a nós, trabalhadoras, que enfrentamos diariamente os prejuízos de uma sociedade machista, racista e capitalista. Não vivemos em uma sociedade em que homens e mulheres possuem as mesmas condições sociais e as estatísticas comprovam isso: 88% das mulheres assalariadas também realizam trabalho doméstico, enquanto somente 46% dos homens assalariados possuem essa dupla jornada. Fora isso, as mulheres inseridas no mercado formal de trabalho têm renda mensal que corresponde aproximadamente a 75% da renda masculina - e no mercado informal, 65% (PNAD, 2014). As estatísticas são ainda mais desiguais quando se trata de mulheres negras, e o prejuízo das professoras e trabalhadoras rurais, que possuem regimes diferenciados de aposentadoria, será maior que o das trabalhadoras urbanas com as novas regras. Ou seja, trabalhamos mais e ganhamos menos, e isso não mudou...então porque a lei deve mudar dessa forma? Será mesmo essa a única solução para salvar o futuro da previdência?

É nesse aspecto que não devemos abrir mão dos direitos já conquistados. Quem deve pagar pela crise são os ricos, não nós! A taxação das riquezas e o não pagamento dos juros de uma dívida pública infinita são ações mil vezes mais eficazes para resolver nossos problemas sociais. Não se trata de uma guerra de sexos, na qual mulheres querem garantir privilégios, mas sim a continuidade de um processo que, ao mesmo tempo que insere as mulheres no mercado de trabalho e as fazem enfrentar os problemas de classe junto com os demais trabalhadores, tem garantido às mulheres se tornarem, aos poucos, cada vez mais independente e atuantes na vida pública, econômica e política. Não podemos retroceder! Vamos às ruas!

Todas e todos ao ato do dia 08 de março
Local: Praça da Sé
Concentração: 15 horas
Saída: 17 horas








Nenhum comentário:

Postar um comentário