quinta-feira, 23 de junho de 2016

Sarau do Violeta




“Gracias a la vida que me ha dado tanto
Me ha dado la risa y me ha dado el llanto
Así yo distingo dicha de quebranto
Los dos materiales que forman mi canto
Y el canto de ustedes que es el mismo canto
Y el canto de todos que es mi propio canto”
Violeta Parra

Muito recentemente a questão de gênero vem tomando frente na história, não porque antes a luta de mulheres não fosse fato histórico, mas somente agora a história deixou de nos virar as costas, a pegamos com os punhos e a tomamos de assalto. É visível o crescimento das lutas em torno do tema “gênero” e com isso a resposta do patriarcado-machismo-capitalismo também é dura e imediata: estupros, violência, agressões, constrangimentos são algumas das respostas ao nosso avanço na história. A crise também intensifica essa violência, que vindo contra a classe social mais precarizada afeta em dobro aqueles que são os seres mais discriminados e sujeitados dessa camada, mulheres e negrxs, sendo as mulheres negras aquelas que mais sofrem nesse contexto.
Diante desse momento pelo qual passamos, manter e tentar caminhar em um coletivo de gênero não tem sido uma tarefa fácil, sobrecarregadas com a militância mais as tantas jornadas de trabalho que nos cercam se torna cada vez tarefa mais árdua sentar para refletir e pensar sobre a condição social a qual estamos sujeitadas, porém é também gratificante pensar os trajetos, as lutas, os caminhos que construímos e a consciência de nossa exploração como mulheres trabalhadoras, saber onde pisamos para não cairmos, e se cair, que consigamos nos levantar e continuar.
Esse ano o Coletivo de Gênero Violeta Parra completa 5 anos, anos de luta e de história, foram Elizabeths, Violetas, Rosas. Lutadoras presentes hoje e sempre! Construindo o caminho do luto à luta.
Nomeamos nosso coletivo por: Violeta Parra, que cantou a voz dos oprimidos e explorados de toda uma América Latina em um período em que a esperança estava escassa, ela gritou com sua arte seu povo, com sua música os oprimidos, com sua voz os camponeses. Violeta foi uma mulher que levou seus princípios até o ultimo segundo de sua vida, não recuou, não se deixou podar.
A proposta dessa atividade é trazer a importância dos coletivos e discussões em torno da questão de gênero e falar um pouco sobre o Coletivo de Gênero Violeta Parra e o porquê de nossa existência. Será um Sarau com poesia, música, comes, conversas. Convidamos a todas e todos. Músicas, poetisas e intervenções diversas serão bem vindas.

Dia 25 de Junho de 2016 às 18h00min
Espaço Cultural Mané Garrincha

Rua Silveira Martins 131 Sala 11 Saída Poupatempo, São Paulo
Haverá comes e bebes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário